Da Chácara Cerro Dos Olivais Introdutora Da Olivicultura No RGS


HISTÓRICO:

A chácara Cerro dos Olivais fica na Picada Grande – Caçapava do Sul- pioneira na olivicultura no RGS. Onde se elaborou o primeiro azeite de oliva do Brasil março/2008 (novas tecnologias). Primeiro azeite de Koroneiki do Brasil abril/2010 Primeiro azeite de Picual do Brasil – março de 2011

SEUS PROPRIETÁRIOS:

GUAJARÁ J. OLIVEIRA – Advogado especialista em Direito Tributário Expert em Azeites de Oliva Virgem pela Universidade de Jaén-Andaluzia – Espanha Especialista em Olivicultura pelo IFAPA- Espanha Catador (analista) pela Universidade Nacional de Cuyo- Mendonza – Argentina Organizador da 1ª Jornada Internacional de Olivicultura no Brasil/2010 Um dos autores do Livro Oliveiras no Brasil – Tecnologias de Produção Atual presidente da Associação Rio-Grandense de Olivicultores- ARGOS

OLVÂNIA BASSO OLIVEIRA – Médica Nefrologista Responsável pela Unidade de Hemodiálise do Hosp.de Caridade de Ijuí – RGS Enóloga Especialista em Olivicultura pelo IFAPA – Espanha Pesquisadora e responsável pelos Cursos da ARGOS Secretária da ARGOS

AZEITES DE ALTA QUALIDADE:

Os azeites da Chácara Cerro dos Olivais são elaborados pelo Expert em azeites de oliva virgem pela Universidade de Jaén (Único no Brasil) Guajará. As azeitonas são todas colhidas a mão na época adequada para tal. O processo de colheita e a escolha do período para essa atividade deve ser avaliada pelo Expert para que possa retirar das azeitonas colhidas todas as propriedades intrínsecas a fruta e transferi-la de forma adequada ao azeite em elaboração. Todo o processo desde a retirada da azeitona do pé até o ato de transferir ao moinho e de lá elaborar o azeite vai influir diretamente na qualidade do produto. Esse processo junto com o trabalho de composição do azeite vai dar ao “ouro líquido” todas as propriedades que se quer e que se pretende para o azeite elaborado. Chamamos azeite de alta gama os azeites elaborados por especialista que tem no ato de trabalhar o azeite os maiores e melhores cuidados para que o fruto transfira de forma integral todos os atributos positivos da mesma para o suco desse fruto. Em resumo: o Azeite nada mais é que o suco da azeitona com todas as propriedades integrais do fruto. Isso é o que o consumidor necessita e quer do azeite pois esse alimento tem uma capacidade incrível de melhorar muitas das funções do corpo humano como por exemplo a melhora das funções hepáticas, dos vasos sanguíneos com o combate a tromboses, na atividade cerebral, no funcionamento de rins e coração. Só um produto de alta qualidade tem esses atributos. Não é qualquer azeite de oliva que pode atender essas necessidades humanas. Nós da Chácara Cerro dos Olivais temos todos esses cuidados porque temos conhecimento técnicos e condições para elaborar o melhor azeite do Brasil.

caixa azeite

AZEITE DE ARBEQUINA

Elaborado com azeitonas colhidas a mão na época adequada e selecionadas com cuidado antes de passar pelo moinho. Azeite elaborado a frio de forma mecânica a temperatura ambiente, filtrado, filtrado, sem contato com Água. Conservados em temperatura abaixo de 20ºC em ambiente sem oxigênio. O azeite de arbequina é muito suave, com aromas que lembram ervas recém cortadas e/ou frutas maduras. Pode variar no paladar de frutas frescas a sensações de suavidades das amêndoas e morangos. Não tem praticamente picor e nem amargor. Excelente para acompanhar qualquer prato.

AZEITE DE KORONEIKI

Também elaborado com azeitonas colhidas a mão na época adequada e selecionadas com extremo cuidado antes de passar pelo moinho. Elaborado de forma mecânica, sem contato com a Água, filtrado. Conservado em temperatura abaixo de 20ºC em ambiente sem oxigênio. O azeite de koroneiki (variedade grega), também é suave com todas as características que identificam a arbequina com o acréscimo de um leve picor e um leve amargor. Excelente azeite para acompanhar pratos com molhos e carnes.

AZEITE DE PICUAL

O mesmo processo dos demais azeites. O azeite de picual foi elaborado de forma experimental já que a produção de azeitonas dessa variedade em 2012 não foi expressiva. Foi elaborado um excelente azeite de picual com azeitonas em envero (maturação média). Esse azeite tem aromas de tomate e folha de figueira, amêndoas verdes. Excelente paladar com características de banana e maças verdes. Tem um amargor e um picor mais intenso. Também excelente para carnes assadas e pratos com massas e molhos fortes. O amargor e o picor são características e atributos positivos dos azeites. O equilíbrio desses dois atributos no paladar faz com que o mesmo seja melhor apreciado pelos consumidores. O amargor é transmitido pela oleuropeina e varia de acordo com a sua maior ou menor quantidade no azeite. Esse elemento é um dos mais importantes do azeite pois é extremamente benéfico para a saúde humana.

AZEITONAS DE MESA

São das variedades Picual e Manzanilla. Elaboradas artesanalmente temperadas com especiarias. A elaboração das azeitonas na propriedade é uma receita utilizada no interior de Sevilla e leva o nome de “Azeitonas a Mely Tejada”. Procuramos preservar um pouco do amargor nas azeitonas para que elas também contenham o máximo de oleuropeina possível. Elemento esse que é muito benéfico para a saúde. Para se apreciar a azeitona aconselha-se a comê-la com queijos de preferência o gorgonzola que ajuda a neutralizar o amargor.

azeitona de mesa

FOLHAS DE OLIVEIRA

Folhas de oliveiras desidratadas para chá. Utilização de folhas colhidas e desidratadas com cuidado para a elaboração de chás. A folha da oliveira, devido a sua composição, é um poderoso instrumento para ajudar a controlar a pressão e para o funcionamento dos rins e vasos sanguíneos. Tem propriedades diuréticas.

chá

VINAGRE

Uvas malbec e merlot produzidos de forma artesanal sem nenhum tipo ou espécie de produtos que não sejam somente a uva. Não tem conservantes, acidulantes e outros elementos químicos.

PASTA DE AZEITONAS

Pasta para acompanhar entradas ou couvert de azeitonas da variedade picual e manzanilla. Boa para passar em pães e torradas, queijos, etc. Também produzidas de forma artesanal com especiarias (pimentão, erva-doce, endro, tomilho, etc.). Não tem conservantes ou qualquer tipo de produtos químicos.